PERSPECTIVA ENUNCIATIVA BAKHTINIANA: ANÁLISE DE UM TEXTO DE CIRCULAÇÃO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.47180/omij.v1i3.68Palavras-chave:
Linguagem jornalística, Enunciação bakhtiniana, Discurso relatado/Discurso de outrem, Aspectos dialógicos do discursoResumo
Este capítulo trata da análise de um texto de circulação social, a partir de uma reportagem sobre a questão indígena em Mato Grosso do Sul. Parte-se da hipótese de que o discurso citado pode desempenhar funções persuasivas em textos escritos, mesmo com o pressuposto do uso da imparcialidade. Como o enunciado jornalístico comporta as diversas vozes sobre um dado tema, o objetivo principal é analisar o uso do discurso citado e os efeitos de sentidos que esse recurso linguístico pode produzir no interlocutor/leitor. Tem-se como aporte teórico a perspectiva enunciativa sob a ótica de Bakhtin (2003,2004). O corpus do estudo trata de uma reportagem, veiculada no Jornal online Midiamax, de Campo Grande-MS, no período compreendido entre 2014 e 2018. Os resultados mostram que esses recursos linguístico-discursivos arrazoam o fazer narrativo jornalístico e podem funcionar como álibi ao locutor/repórter para dizer/escrever o que diz/escreve como simulacro de verdade na narrativa jornalística.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores declaram que qualquer trabalho apresentado, se aceito, não será publicado em outro meio/lugar, em inglês ou em qualquer outra língua, e inclusive por via eletrônica, salvo mencione expressamente que o trabalho foi originalmente publicado na Revista.










